Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Açúcar vicia??? E em relação a alimentação das crianças???

Claro que todos já ouviram falar em vício de álcool, drogas, cigarro... mas e açúcar? 
Primeiro, gostaria de fazer uma definição: quando falamos, nós médicos e pessoal da saúde em AÇÚCAR, estamos falando, genericamente, em uma substância chamada de CARBOHIDRATO, que em outras palavras, dentro do nosso corpo, depois de absorvido, acaba "virando" GLICOSE (no sangue). Resumindo (e embaralhando!) Carbohidrato, açúcar e glicose são, do ponto de vista prático da nossa conversa, quase a mesma coisa!!!
A confusão começa quando o médico, o nutricionista ou o profissional de saúde diz algo como: "precisa diminuir o açúcar..." e a pessoa pensa apenas nas coisas doces... 
AÇÚCAR, na nossa conversa são todos os carbohidratos de alto índice glicêmico (já falo sobre isso...), tais como: o açúcar refinado propriamente dito, a farinha branca e seus derivados (macarrão, PÃO, bolos, bolachas, biscoitos, polenta....), as raízes mais comuns (mandioca, batata comum, beterraba), além do arroz e outros.
Bem, vamos ao que interessa. 
O problema é que pesquisadores já estão associando a necessidade de consumo de doces, e a dependência que nós ficamos destas substâncias com a mesma dependência que se fica com drogas como cigarro e álcool.
Pare e pense um pouco (especialmente se você vive ou viveu o problema): é fácil parar de comer carbohidratos? Largar refrigerantes, que são carregados de frutose, é simples? Deixar de comer pão, macarrão? Chocolate e doces???  Em compensação, passa-se dias sem comer carne. Vegetais e saladas então... ninguém sente falta!!!
A próxima vez que você criticar um tabagista que não consegue largar o vício no cigarro, um droga-dito ou um alcoólatra, lembre-se de quantas vezes você iniciou aquela "dieta" e não conseguiu sequer largar o pãozinho... TEM QUE TER MUUUUUIIITA VONTADE! Deixar de fumar, usar drogas ou bebidas hoje em dia, sempre tem alguém para ajudar, dizer os malefícios e dar apoio total à decisão. Agora, sempre tem um Pateta para estragar nosso regime! Oferecer comida, principalmente rica em carbohidrato simples, de alto índice glicêmico, é fácil. Aliás, é só ter uma fominha e procurar algo para comer... O que tem mais fácil, mais à mão? Isso mesmo: CARBOHIDRATO!
O problema está em nossas raízes culturais, onde a base de nossa alimentação, no Brasil, foi feita para dar energia, força para os escravos e para os imigrantes que trabalhavam na roça de Sol-a-Sol. Mandioca, batata, arroz, feijão, farinha.... Base do prato típico do brasileiro, o chamado "prato de pedreiro!" Doces típicos em calda de açucar refinado. Pudim de leite-condensado. Quem agüenta?
Nosso organismo foi feito, esculpido, moldado, selecionado através de milhares de anos de evolução, para ingerir o que havia na natureza. O que tem na natureza? Pão? Farinha branca? Açucar branco? Refrigerante? Suco de frutas? Óleo vegetal???
Alguém já parou para pensar o que o "Homem das Cavernas" comia? Do que nossos antepassados muitos e muitos anos Antes de Cristo se alimentavam? Vou ajudar: caça, pesca, alguma fruta (NUNCA O SUCO!) e....... MATO!!!
Isso mesmo, a base era proteína, gordura animal e muito vegetal. Além disso, o indivíduo do qual nós descendemos, mostram pesquisas recentes que andava ou corria PELO MENOS 20 (vinte) km todos os dias. Seja pra caçar, se locomover ou fugir de animais predadores.
Hoje não andamos, não corremos, não trabalhamos na roça como nossos avós, nem levantamos mais do sofá para mudar de canal da TV ou alterar o volume...
ENTÃO, COMER (TANTO) CARBOHIDRATO (ENERGIA) PARA QUÊ???
Pesquisadores referem que o "segredo" cativante de refrigerantes como por exemplo a coca-cola, na verdade, é o poder viciante dos açucares e da cafeína colocada na fórmula, especialmente um açucar chamado de frutose. O açucar refinado, chamado de sacarose, é composto de 50% de glicose e 50% de frutose. Já os refrigerantes são adoçados com uma espécie de xarope de milho que é rico em frutose e é muito mais barato! Em ambos os casos, glicose e frutose são açúcares simples, de alto valor calórico e NENHUM valor nutritivo. Só fazem engordar! Aí entra também o conceito de "carbohidrato de alto índice glicêmico", ou seja, de um modo geral, quanto mais simples for o carbohidrato, mais refinado ele é e portanto será absorvido e entrará na corrente sanguínea muito rapidamente, causando pico de liberação de insulina e com isso desgastando o pâncreas e produzindo mais lixo para o organismo, chamados de radicais livres e aumentando os níveis de inflamação no indivíduo.
Segundo o Dr. Barry Sears, autor de "The Diet Zone", aqui no Brasil referido como "Dieta em Zona do Equilíbrio Hormonal", doces podem ter um efeito sobre o corpo semelhante a uma droga que vicia. Açúcar libera endorfinas ou "hormônios do bem-estar". Mas cada pico tem um vale e é aí que a vontade de querer mais aparece. Este é o ponto viciante. Quanto mais doce o sabor, carregado de carbohidratos simples, maior a sensação de gostosura e bem-estar, devido a liberação de endorfinas. E quando o nível de açúcar no seu sangue abaixa, vem a sensação de fome incontrolável e vontade de ingestão de: CARBOHIDRATO! A boa notícia é que existem outras maneiras de estimular a liberação de endorfinas e outros hormônios de bem-estar, e até mesmo mantê-los estáveis ​​durante todo o dia.
Outro médico que defende que o vício em açúcar é um fato real é o Dr. Robert Lustig. Dr. Lustig é um especialista em desordens hormonais na infância e um dos experts em obesidade infantil da Universidade da Califórnia, São Francisco, Faculdade de Medicina, que é uma das melhores escolas médicas dos Estados Unidos. Em 2009, um vídeo de uma conferência feita pelo Dr. Lustig foi parar no youtube e já teve mais de um milhão de acessos, chegando a mais de 50.000 acessos por mês. Nada mal para um vídeo de 1h e 30 minutos.

Mas e as crianças?
Outra preocupação de nós, pais, é o que dar para as crianças? Vejo cada vez mais suquinhos e todinhos e saquinhos de bolinhos e salgadinhos levados para a escola. Numa entrevista concedida ao Jornal Folha de São Paulo em 24 de Julho de 2011, o Dr. Lustig diz o seguinte:
Qual a alimentação que os pais devem dar a seus filhos?
Crianças devem comer comida de verdade.
Mas isso inclui suco de fruta natural...
Não, suco de fruta, mesmo natural, não é comida de verdade. Deus fez suco de fruta? Não. Deus fez fruta. Qual é a diferença entre a fruta e o suco? Fibras. A fibra é a parte boa da fruta, e o suco, a má. Sempre que há frutose na natureza, há muita fibra --há uma exceção, o mel, mas este é policiado pelas abelhas.
As fibras limitam a velocidade da absorção dos carboidratos e das gorduras do intestino para a corrente sanguínea. Quanto mais rápido a energia sai do intestino e vai para o fígado, maiores as chances de danificar o órgão.
Quando o senhor diz que crianças devem comer comida de verdade, isso inclui um sorvete no fim de semana?
Sim. Quando eu era pequeno, sobremesa era uma vez por semana. Hoje, é uma vez por refeição. Esse é o problema. Eu tenho duas filhas pequenas e é isso que faço. Se é dia de semana e elas querem sobremesa, ganham uma fruta. Uma bola de sorvete, só no fim de semana. Elas seguem as regras e não ficam sonhando com doces.
O senhor propõe que a venda de doces e refrigerantes seja proibida para menores, como cigarros e álcool.
Sim. Refrigerantes não têm valor nutritivo, não fazem nenhum bem às crianças. Se os pais quiserem que seus filhos tomem refrigerante, que comprem para eles.
Não é exagero comparar açúcar a álcool e cigarros?
Não. Cigarros e álcool causam dependência, e açúcar também. Nos refrigerantes, tanto a cafeína como o açúcar causam dependência. Sal e gordura causam hábito, mas não dependência. 

Entrevista completa em (link do jornal Folha de São Paulo):

Resumindo, fujam do açucar, especialmente do refinado e principalmente do "xarope de milho", sigla em inglês de HFCS (Hi Fructose Corn Syrup). Sucos com os dizeres "néctar" são reconstituições com xarope de milho, refrigerantes são adoçados com frutose e/ou açúcar branco e não tem valor nutricional nenhum!

Seguindo as cinco orientações abaixo, você e seus pacientes podem reduzir a sua ingestão de açúcares simples e, assim, reduzir o risco de diabetes e obesidade. Ao substituir o consumo de açúcares simples, com o consumo de açúcares complexos, você vai se sentir melhor e mandar o stress para fora de seu corpo. Parece um contra-senso; mas nao é. Menos carbohidrato simples no seu corpo, seu nível de energia aumentará. E isto o levará a uma vida mais longa, mais saudável.

5 maneiras de se livrar do vício de Açúcar:
1-) Faça Exercícios regularmente. Como se não existem razões suficientes para se exercitar, 20 minutos por dia de atividade física rigorosa libera a enxurrada de endorfinas que você está precisando. Na verdade, quando você sentir um desejo por doces ou outro alimento, imediatamente saia para uma caminhada rápida ou pule na esteira. Em breve, você vai implorar o treino em vez do donut...


2-) Faça lanches saudáveis ​​durante o dia. A clássica dieta de três refeições por dia não tem feito muito bem para viciados em açúcar. A sensação de plenitude depois de uma refeição se transforma em fome em questão de três ou quatro horas, deixando-lhe suscetível à ansiedade pelo açúcar. Tenha SEMPRE às mãos lanches saudáveis durante todo o dia e use-os para manter o estômago saciado (não cheio!). Portanto, a orientação é fazer cerca de 5 (cinco) refeições por dia. Mas atenção: não são 5 FEIJOADAS por dia!!!!

3-) Beba água. Muita água. Um desejo é frequentemente um sinal de desidratação simples, não um grito por alimentos. Então, leve uma garrafa de água ou chá de ervas gelado com você para combater essas vontades de açúcar.

4-) Corte a cafeína. Puro e simples, a cafeína pode causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue. Mude para o chá de ervas, se possível.


5-) Pegue um pedaço de fruta in natura. Se as dicas acima não domaram esta vontade completamente, não desista! Continue fazendo um esforço, e se recompense com um pedaço de fruta, como uma pêra, maçã ou laranja. A Frutose DA FRUTA não levará sua glicose sangüínea a um passeio de montanha-russa, e a fibra presente na fruta irá te dar saciedade.


Alguns vídeos, retirados do youtube, sobre o problema:



Vídeo de 1h e 30 minutos com a palestra original do Dr. Robert Lustig




 Penn & Teller comentando (e tirando sarro) do uso de HFCS



Falando a verdade sobre HFCS



Como identificar o HFCS (é obrigatória a sua informação em alimentos controlados pelo FDA, nos Estados Unidos...)


Abraços, Doutor Longevidade.


P.S.-> Se gostou, divulgue, compartilhe!!!
Os links estão logo abaixo. É só "clicar"!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário