Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

TRH - Terapia de Reposição Hormonal

Olá Pessoal!

Esta semana, após a polêmica declaração da atriz Angelina Jolie sobre sua retirada total de ambas mamas, uma atriz brasileira, Joana Fomm resolveu, na esteira de Jolie, também declarar outra polêmica: "a reposição hormonal causou meu câncer (de mama)". A entrevista da atriz brasileira, ao site UOL, pode ser encontrada facilmente na Internet.

Devido a isso, uma amiga minha me questionou que eu escrevo sempre sobre hormônios no facebook (www.facebook.com/doutorlongevidade) e eu nunca havia mencionado estes "perigos"!

Quando se fala sobre hormônios, a indústria farmacêutica e os próprios médicos nivelam tudo por baixo. Colocaram tudo na mesma panela sobre o rótulo de "hormônios". Mas exite uma grande difença entre os 2 principais tipos que podemos encontrar no mercado. Existe aqueles que são idênticos aos produzidos dentro de você e aqueles que são muito parecidos, possuem efeitos muito semelhantes, mas não são idênticos aos que a natureza produziu.

Engraçado que alguns médicos "especialistas" e me parece que o próprio Conselho de Medicina repudiam o termo "bioidêntico", dizendo que isso não existe... Bem chamem do que quiser: "bioidêntico", "análogo-humano", etc., mas ha vários anos existem técnicas para a criação em laboratório deste tipo de hormônio. Porquê a indústria não divulga? Porque NÃO DÃO PATENTE! Uma substância criada pela natureza não é patenteável e portanto fazê-la em laboratório não gera grande lucro!!!

E porquê os médicos não usam? Por um motivo derivado da não divulgação referida acima: a maioria dos trabalhos publicados e dos congressos médicos são bancados e/ou tem grande aporte financeiro da indústria farmacêutica!!! Não estou condenando a indústria como um todo. Existem drogas sintéticas absolutamente incríveis para tratamentos de vários males, e o uso de hormônios sintéticos deu chance, por exemplo, para a mulher decidir quando teria ou não filhos e causou a "revolução sexual" nas décadas de 60/70.

Técnicas como "engenharia genética recombinante" entre outras são usadas ha mais de 20 anos para produção de hormônios (e outras substâncias) bioidênticas.

E o que isso tem a ver com a Joana Fomm? Simplesmente ela se esqueceu (provavelmente não sabe) que tipo de hormônio usou. A medicina tradicional usa hormônios "inventados" pela indústria farmacêutica para a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) humana, e o que todo ginecologista sabe é que PODE aumentar a chance de um tumor. Além disso, é recomendável que seja utilizada por no máximo 3 a 5 anos.

Quer um exemplo de hormônio bioidêntico? Que não dá câncer, não engorda ou dá pêlos??? Tente a Insulina Humana!!! Hoje em dia não se usa mais insulina retirada do pâncreas de porcos, como na minha época de faculdade... Hoje em dia, o que causou muito menos reação indesejável, usa-se, por exemplo a Humulin(R), insulina humana produzida com tecnologia de DNA recombinante. Felizmente, para os usuários de insulina, a indústria farmacêutica não conseguiu (ainda) produzir uma insulina sintética com ação semelhante a humana para patentear e ganhar milhões com sua venda usando um marketing agressivo e manipulando, ou melhor, digamos "filtrando" dados de trabalhos que mostram que a "sua insulina sintética é muito melhor que a humana" dando ênfase a um dado qualquer deste trabalho. Seria então apresentada em congressos médicos como "a última novidade" no tratamento do diabetes e aquele médico que não estivesse prescrevendo (algo que custaria no mínimo 20 vezes mais que a insulina humana bioidêntica) estaria desatualizado....

Outra coisa em relação ao uso de hormônios (bioidênticos, é claro!): qual a dose prescrita? está sendo realmente necessário? qual a via de administração? está se (tentando pelo menos) simular o rítmo circadiano e o melhor horário de sua administração? Onde foi produzido e/ou manipulado este hormônio? O laboratório é de precisão e confiança e sabe a diferença entre um bioidêntico e um totalmente sintético? Só foi reposto UM hormônio?

Parece uma coisa simples, mas não é! Muita gente confunde hormônios, pois, como eu já disse acima, colocaram tudo na mesma panela. Vamos tentar clarear as coisas. A terapia de reposição feminina mais comum é com estrogeno e/ou progesterona. Tá.... Mas que progesterona a senhora está usando? Veja na caixinha que o médico lhe prescreveu se está mesmo escrito PROGESTERONA e só PROGESTERONA ou ESTRADIOL e só ESTRADIOL. Se estiver algo como "medroxiprogesterona", "acetato de ciproterona", "valerato de estradiol" e outros bichos, cuidado... seu corpo não foi feito para estes tipos "estranhos" de hormônios... O mesmo ocorre na TRH masculina, pois TESTOSTERONA é muito diferente de "valerato de testosterona", "cipionato de testosterona", "decanoato", "propionato"... Existe no mercado um medicamento usado há um bom tempo para TRH femina que trás a seguinte informação sobre sua composição: "Fulano de Tal (estrogênios conjugados) é uma mistura de estrogênios obtidos de fontes exclusivamente naturais (urina de éguas prenhes)". URINA DE ÉGUA!!! E desde quando a estrutura molecular do estrogênio eqüino é igual ao humano???

Costumo dar o seguinte exemplo hipotético aos meus pacientes em TRH bioidêntica: vamos supor que um hormônio existente em seu corpo tenha uma fórmula como H2O (pra quem não se lembra, a fórmula química da água). Mesmo que eu "crie" água em meu laboratório, eu não posso patenteá-la para vender muito mais caro que meus concorrentes ou dizer em letras garrafais que "A MINHA ÁGUA É MELHOR QUE A DE TODO MUNDO"!  Agora, em meu laboratório eu "invento" algo parecido com a água: H2O2 (pra lembrar, a fórmula química da água oxigenada). Ponto! Tenho algo que inventei e posso patentear (lembrem-se que isso é só um exemplo hipotético pois nem a água é produzida em nosso corpo e nem patenteável a água oxigenada, descoberta há séculos, é...). Patenteando a H2O2 posso vender como algo especial para matar a sede: é líquida como a água, não tem cheiro, mata a sede e TEM MUITO MAIS! TAMBÉM OXIGENA MELHOR SEU CORPO, POIS VEM COM UM OXIGÊNIO A MAIS QUE A ÁGUA COMUM!!!! Viram que marketing poderoso??? Mas espere aí... será que este oxigênio não tem algum efeito ruim? Bem, quem já usou água oxigenada pelo menos para descolorir seus pelinhos do braço, sabe o efeito que ela faz: OXIDA o pigmento do pêlo (melanina), fazendo-o perder a cor. Na verdade, este oxigênio que sobra é bastante volátil e oxida tecidos para conseguir um elétron a mais em sua camada de valência (a última) e oferecer uma ligação a outro átomo de oxigênio, formando O2.

Bom, o que eu quero com este exemplo é mostrar que "algo a mais" na molécula não é natural e pode causar algum dano, mesmo que não seja preceptível por muito tempo. Mas o que pode ocorrer em nosso corpo com hormônios sintéticos? Esta é uma resposta difícil de se dar. Cada um pode causar um tipo de efeito indesejável como bloqueio de receptores para a ação do hormônio natural, tempo maior de ação que o desejável, liberação do radical que o acompanha que causará um problema por acúmulo (tempo de uso) em outro local qualquer, por exemplo, câncer de mama! Sensibilidade pessoal à substância externa também é outro fator que pesa para se dar uma resposta à ação indesejada. Quantos cigarros tenho que fumar para ter um câncer??? Sensibilidade ao químico, predisposição, tempo de uso, quantidade (dose) fumada... Bem parecido com substâncias alienígenas ao nosso organismo quaisquer, incluindo hormônios sintéticos.

Médicos que trabalham com TRH bioidêntica o fazem após anamnese rigorosa de TODAS as queixas, exames de perfil hormonal (não só aqueles citados acima), avaliação de stress, alimentação e nível de atividade física, qualidade do sono. Talvez o termo mais correto seria "modulação" hormonal pois seriam sugeridos, quando necessário, a reposição de vários hormônios e a tentativa com mudanças no estilo de vida de aumentar a produção endógena destes hormônios deficientes e periodicamente ajustar as doses do que é necessário.

Pois bem, "dona" Joana Fomm. Verifique o que a senhora andou tomando antes de generalizar, colocando tudo na mesma panela, sobre o rótulo de "hormônios".

Tentei achar um vídeo que fala sobre diferença de bioidênticos mas está bloqueado no youtube.

Vão de quebra estes dois que versam sobre hormônios bioidênticos de uma maneira geral:



Grande abraço, Doutor Longevidade!


P.S.-> Se gostou, divulgue, compartilhe!!! Se gostou ou não gostou, critique!!!
Escreva sua opinião e dê sugestões! Todas são bem-vindas!
Os links estão logo abaixo. É só "clicar"!!! 

5 comentários:

  1. Se o Senhor puder me enviá-los eu te agradeço, obrigado e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Os videos estão excluídos ou foram roubados se o senhor puder me neviá-los eu te agradeço muito, obrigado e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. tenho 25 anos e faço uso do anticoncepcional qlaira. ate agora estou me sentindo muito bem com ele. quais suas criticas a respeito dele? (tanto positivas quanto negativas). obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Assistam os vídeos do dr. Lá ir Ribeiro ele explica

    ResponderExcluir
  5. Assistam os vídeos do dr. Lá ir Ribeiro ele explica

    ResponderExcluir