Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 21 de julho de 2012

Óleo de Côco. Para emagrecer???

Curta a página Doutor Longevidade no face:


Olá Amigos!!!

A dúvida é geral e cada vez mais comum. Óleo de côco é bom? Emagrece? Engorda? Serve pra quê???
De maneira geral, benefícios de produtos orgânicos e naturais são cada vez mais pesquisados e descobertos. Mas tem um pequeno detalhe: o termo natural e o termo orgânico. Um produto orgânico tem que ser produzido a partir de solos sem contaminação e sem tratamentos com agrotóxicos ou similares. E no caso do óleo de côco, ele deve ser extra-virgem, com prensagem à frio e sem o uso de qualquer produto químico para seu preparo, sendo, por isso, feito com a parte branca, a "carne" do côco e despresando-se qualquer sugeira, casca, elemento que seja considerado "copra", ou a parte suja do côco.
Outra questão se refere à moda atual de que ele "emagreça". Oras, se a pessoa já está em uma dieta desbalanceada, sem atividade física e engordando, o fato de introduzir-se um alimento A MAIS nesta dieta só pode levar ao aumento ainda maior do peso. Ele têm sim várias propriedades que veremos a seguir, mas acreditar em milagres e em uma frase isolada e mal colocada tipo "óleo de côco emagrece" já é ser muito ingênuo ou desesperado para um milagre! Mas só adiantando, ele TEM SIM propriedades termogênicas e sacietogênicas.

Esclarecendo este ponto, vamos ao que interessa!!!
Abaixo reproduzo artigo de um site especializado em produtos orgânicos e, apesar de os exemplos de uso serem retirados de trabalhos científicos, como diz o site, não existem subsídios que garantam sua eficácia nos usos propostos, portanto, como tudo neste blog, não é uma indicação FORMAL para tratamento ou que vá realmente funcionar como indicado.

Os benefícios para a saúde do óleo de coco incluem desde o cuidado com o cabelo, cuidados com a pele, alívio do estresse, manutenção dos níveis de colesterol, perda de peso, aumento da imunidade, melhora da digestão e metabolismo, alívio de problemas renais, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, HIV e câncer, cuidados dentais, e saúde dos ossos. Estes benefícios do óleo de coco pode ser atribuído às presenças do ácido láurico, ácido cáprico e do ácido caprílico, e as suas propriedades, tais como funções antimicrobianas, antioxidantes, antifúngicas, antibacterianos, calmantes, etc

Como o ácido láurico é usado pelo nosso corpo?
O corpo humano converte o ácido láurico em monolaurin que é utilizada para ajudar no combate a vírus e bactérias que causam doenças como herpes, gripe, citomegalovírus, e até mesmo o HIV. Ele ajuda na luta contra as bactérias nocivas, tais como Listeria monocytogenes e Helicobacter pylori, e protozoários, tais como giardia lamblia. Como resultado destes vários benefícios de saúde advindos do óleo de coco, embora seu mecanismo de ação exato é desconhecido, ele tem sido amplamente utilizado em Ayurveda, o sistema de medicina tradicional indiana. O “The Coconut Research Center” Centro de Pesquisa sobre o coco, compilou várias referências e pesquisas publicadas em periódicos científicos sobre o óleo de coco.

Antes de passarmos para os benefícios do óleo de coco em detalhes, vamos entender a sua composição.

Composição do Óleo de coco:
O óleo de coco é composto por mais de noventa por cento de gorduras saturadas (Não entre em pânico! Primeiro leia a última palavra. Sua opinião pode mudar...), com traços de alguns ácidos graxos insaturados, como ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poliinsaturados. 
• Os ácidos graxos saturados: A maioria deles são triglicerídeos de cadeia média, que são muito bem assimilados pelo nosso organismo. Ácido láurico é o principal componente, com mais de 40 por cento das partes, seguido de ácido cáprico, ácido caprílico, ácido mirístico e palmítico.
• Os ácidos graxos poliinsaturados: ácido linoleico.
• Os ácidos graxos monoinsaturados: ácido oleico.
• Os Poly-fenóis: ácido gálico, que é um ácido fenólico. Estes poli-fenóis provavelmente são responsáveis pela fragrância e o sabor do óleo de coco, e o óleo de coco virgem é rico nestes fenóis.
• Certos derivados de ácidos graxos como betaínas, etanolamida, etoxilatos, ésteres graxos, polissorbatos, ésteres monoglicerídeos e poliol.
• Vitamina E e Vitamina K e minerais como o ferro.

Vamos agora explorar os benefícios do óleo de coco em detalhes:

Cuidados com o Cabelo:
O óleo de coco é um dos melhores nutrientes naturais para o cabelo. Ele ajuda no crescimento saudável dos fios proporcionando-lhes uma aparência brilhante. Massagem regular da cabeça com óleo de coco garante que o seu couro cabeludo ficará livre de caspa, piolhos e ovos dos piolhos. O óleo de coco é usado extensivamente no subcontinente indiano para o cuidado do cabelo. A maioria das pessoas nestes países aplicam óleo de coco em seu cabelo diariamente após o banho. É um condicionador excelente e ajuda no crescimento do cabelo danificado. Ele também fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir o cabelo danificado. É, portanto, utilizado como óleo hidratante no cuidado do cabelo e utilizados na fabricação de condicionadores alem de cremes para caspa. O óleo de coco é normalmente aplicado topicamente para o cuidado do cabelo.

Cuidados com a pele:
O óleo de coco é excelente óleo de massagem para a pele também. Ele age como um hidratante eficaz em todos os tipos de peles, incluindo a pele seca. O benefício de óleo de coco na pele é comparável ao do óleo mineral. Além disso, ao contrário de óleo mineral, não há possibilidade de ter quaisquer efeitos secundários adversos sobre a pele com a aplicação de óleo de coco. O óleo de coco, portanto, é uma solução segura para a prevenção de pele seca e sua descamação. Ele também trata rugas e flacidez da pele que normalmente tornam-se proeminentes com a idade. O óleo de coco também ajuda no tratamento de vários problemas de pele, incluindo psoríase, dermatite, eczema e outras infecções da pele. Portanto, o óleo de coco constitui o ingrediente básico de vários produtos para o cuidado do corpo, tais como sabonetes, loções, cremes, etc, usados ​​para cuidar da pele. O óleo de coco também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e doenças degenerativas, devido a suas propriedades antioxidantes.

Doenças do coração:
Há uma disseminação equívoca entre muitas pessoas que o óleo de coco não é bom para o coração. Isto é provavelmente porque ele contém uma grande quantidade de gorduras saturadas. No entanto, o óleo de coco é benéfico para o coração. Ele contém cerca de 50% de ácido láurico, que ajuda na prevenção de vários problemas cardíacos, incluindo níveis elevados de colesterol e pressão arterial. As gorduras saturadas presentes no óleo de coco não são prejudiciais, como acontece no caso de outros óleos vegetais. Ele não leva a um aumento nos níveis de LDL. Além disso, também reduz a incidência de lesões nas artérias e, por conseguinte, ajuda na prevenção de aterosclerose.

Perda de peso:
O óleo de coco é muito útil na redução de peso. Ele contém cadeias de ácidos graxos curtas e médias que ajudam a eliminar o excesso de peso. Também é de fácil digestão e ajuda no funcionamento saudável da tiróide e os sistemas enzimáticos. Além disso, aumenta o metabolismo, combatendo o estresse no pâncreas, e assim, queimando mais energia e ajudando as pessoas obesas e com sobrepeso a reduzir seu peso. Percebemos, assim, que as pessoas que vivem em áreas costeiras tropicais, que consomem o óleo de coco diáriamente, como nós consuminos óleo de cozinha, apresentam, normalmente, peso normal.

Digestão:
O óleo de coco ajuda a melhorar o sistema digestivo e, assim, impede problemas estomacais e outros problemas digestivos relacionados, incluindo a síndrome do intestino irritável. As gorduras saturadas presentes no óleo de coco têm propriedades anti-microbianas e ajudam, como explicado acima, a lidar com vários tipos de bactérias, fungos, parasitas, etc, que podem causar indigestão. O óleo de coco também ajuda na absorção de outros nutrientes tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Imunidade:
O óleo de coco fortalece o sistema imunológico pois, contém lipídos que podem agir como antimicrobianos, ácido láurico, ácido cáprico e de ácido caprílico, que têm propriedades anti-fúngicos, antibacterianos e antivirais. O corpo humano converte o ácido láurico em monolaurin que é utilizado para ajudar a lidar com vírus e bactérias que causam doenças como herpes, gripe, citomegalovírus, e até mesmo o HIV. Ele ajuda na luta contra as bactérias nocivas, tais como Listeria monocytogenes e Helicobacter pylori, e protozoários, tais como giardia lamblia.

Cicatrização e Infecções:
Quando aplicado sobre infecções, ela forma uma camada química que protege a parte do corpo infectada do pó externo, ar, fungos, bactérias e vírus. O óleo de coco é mais eficaz em contusões, pois acelera o processo de cicatrização, reparando tecidos danificados.
Infecções: óleo de coco é muito eficaz contra uma variedade de infecções devido às suas propriedades antifúngicas, antiviral, antibacteriana e, de acordo com o “Coconut Research Center”, óleo de coco mata vírus que causam gripe, sarampo, hepatite, herpes, SARS, etc. Ele também mata as bactérias que causam úlceras, infecções de garganta, infecções do trato urinário, pneumonia e gonorréia, etc., óleo de coco é também eficaz em fungos e leveduras que causam candidíase, tinea, pé de atleta, assaduras, etc.

Outros:
Diabetes: óleo de coco ajuda a controlar o açúcar no sangue, e otimiza a secreção de insulina. Ele também ajuda a utilização eficaz de glicosa pelo corpo, prevenindo, assim, o diabetes.

Ossos: Como mencionado anteriormente, o óleo de coco melhora a capacidade do nosso corpo para absorver sais minerais importantes. Estes incluem cálcio e magnésio, que são necessários para o desenvolvimento de ossos. Assim, o óleo de coco é muito útil para mulheres que são propensas a osteoporose após a meia idade.

Dentes: O cálcio é um elemento importante presente nos dentes. Uma vez que o óleo de coco facilita a absorção de cálcio pelo organismo, ajuda na obtenção de dentes fortes. O óleo de coco também reduz a cárie dentária.

HIV e Câncer: Acredita-se que o óleo de coco tem um papel importante na redução da susceptibilidade viral de pacientes com HIV e câncer. A pesquisa preliminar tem mostrado indicações do efeito do óleo de coco na redução da carga viral de pacientes com HIV.

Finalmente, o óleo de coco é muitas vezes preferido por atletas e fisiculturistas e por aqueles que estão de dieta. A razão por trás disso é que o óleo de coco e suas gorduras são facilmente convertidas em energia e não levam a um acúmulo de gordura no coração e artérias. O óleo de coco ajuda a incrementar a energia e a resistência, e melhora, assim, o desempenho dos atletas.

Por que o óleo de coco fica sólido:
Diferentemente da maioria dos outros óleos, óleo de coco tem um alto ponto de fusão - cerca de 24-25 graus Celcius ou 76-78 graus Farenheit. Por isso, é sólido à temperatura ambiente nesta época de frio e derrete apenas quando as temperaturas são elevada, como é no Brasil na maior parte do tempo. Portanto, se você comprar uma garrafa de óleo de coco e achar que é sólido, não pense que há algum problema com ele. O óleo de coco é desta forma. E, claro, não precisa mantê-lo em sua geladeira.

Como usar o óleo de coco:
Se você estiver usando óleo de coco para fins de uso tópico, especialmente o cuidado do cabelo, basta derreter o óleo (se estiver sólido), mantendo a embalagem ao sol ou mergulhá-la em água morna. Você também pode beber o óleo de coco. Também aquecendo-o (não use microondas). Uma vez em estado líquido, apanhe o óleo sobre a palma da mão e aplique-o em seu cabelo. Se você quiser ingerí-lo, basta substituir os óleos de manteiga ou vegetal com o óleo de coco em suas receitas.
Posso usar óleo de coco para cozinhar? Sim, na maioria das regiões tropicais costeiras, as pessoas usam o óleo de coco em suas cozinhas.

Se você estiver enjoado depois de usar o óleo de coco, não force a si mesmo. Como acontece com qualquer outro alimento, seu corpo pode ser alérgico ao óleo de coco e é melhor não consumi-lo.

Este artigo foi escrito por Kiran Patil.

Visite o site do Coconut Research Center para obter uma lista da literatura científica sobre o
óleo de coco. http://www.coconutresearchcenter.org

Acesse também este post (muito interessante e em português):
http://www.buscasaude.com.br/materias-nutricao/oleo-de-coco-extra-virgem-na-dose-certa-so-faz-bem/


Aí vai um exemplo (aliás, dos melhores!):


Abraços Doutor Longevidade!

Quem gostou, compartilhe e/ou curta!

Curta a página Doutor Longevidade no face:


2 comentários:

  1. Bom dia!

    Parabéns pelo artigo.
    O óleo de coco virou moda, as pessoas (como eu) estão tomando para emagrecer e ainda tem outros inúmeros benefícios para a saúde.

    Recomendo fortemente o óleo de coco!

    Para quem quiser uma dica, estou tomando em cápsulas da Mediervas:
    http://www.vianutri.com.br/oleo-de-coco-mediervas.html

    Abraços e sucesso para todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr. Amau, tudo bem? O Wagner foi essa semana em uma nutricionista para tomar suplemento (ele treina todos os dias, e nada a noite 2 vezes/semana), e ela passou: Whey (30g/dia), Dextrose (20g/dia), Albumina ou Caseina (30g/dia) e shot gun. O que você acha? Beijos a todos.

    ResponderExcluir